ASSOCIAÇÃO PARAFOLCLÓRICA ANGELINA BLAHOBRAZOFF

Fundada em 1996, a APAB – Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff é um grupo composto principalmente por senhoras a partir de 35 anos, que apresenta danças folclóricas russas. A associação leva este nome em homenagem a sua coreógrafa fundadora, Angelina Blahobrazoff, descendente de pais russos. Característica marcante do grupo é a técnica do “passo deslizante” retirado do tradicional grupo Berioska da Rússia. Com movimentos delicados e precisos, executados ao som de suaves melodias, as coreografias exploram a sincronia dos braços e desenhos sobre o palco.

A APAB surgiu com um convite feito pela professora Angelina às mães de suas alunas de dança e à algumas amigas que tinham interesse em praticar dança apenas como um passa tempo útil ao corpo e mente. A primeira apresentação foi na Noite do Folclore, evento realizado anualmente pela prefeitura da cidade em homenagem ao dia do Folclore (22 de agosto). A data foi marcante, pois naquela noite as senhoras bailarinas sentiram muito entusiasmo em não parar por ali, queriam aprender mais e mais, e sentir por muito mais vezes a emoção de pisar em um palco e receber os aplausos calorosos da plateia.

A APAB começou a receber novos convites para se apresentar na própria cidade, em igrejas, escolas e eventos da comunidade. Com o tempo, o grupo se tornou conhecido na região passaram a se apresentar nas cidades e estados vizinhos.

Em 1999 o grupo se inscreveu pela primeira vez em um festival competitivo e recebeu terceiro colocado na sua categoria. Em 2000 participou de outros festivais e obteve segundo e primeiro lugar. Todos os anos posteriores sempre participando e também recebendo classificações importantes.

Além das cidades de Santa Catarina, o grupo percorreu o estado de Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e o país vizinho, Argentina. Em julho de 2007, recebeu seu primeiro convite para o exterior e participou como convidado no Festival Internacional de Danças de Belgrado na Sérvia. No ano seguinte em julho o grupo foi para Rovanieme na Finlândia. Em 2009, convidada para se apresentar em cinco cidades no México durante o famoso evento cultural “Fiestas Octubre”. 2011 em Berlim na Alemanha e em 2012 em Istambul na Turquia.