ANGELINA BLAHOBRAZOFF

De pais russos, Alexandre e Zoya Blahobrazoff que migraram para o Irã em decorrência da Guerra, Angelina Blahobrazoff nasceu e viveu neste país até seus sete anos de idade, quando veio para o Brasil com sua família e passaram a residir em São Paulo capital.

Ainda pequena, Angelina já iniciou seu aprendizado em dança com aulas de ballet clássico com professores russos, professor Paulo e Maria Zemerov. Já na adolescência participava como dançarina em eventos, e em vários programas nas TVs Record e Globo. Foi parceira de danças do professor Ruslan Gavriluk em Santo André (SP).

Completou seus estudos com a faculdade de Pedagogia e fez cursos na área da dança como Jazz e Hatha Yoga. Na Escola União trabalhou por 13 anos como professora de dança, montando espetáculos de datas especiais como dia das mães, encerramento de ano e outras festividades do ano letivo.

Em 1973 fundou sua própria escola em São Paulo, oferecendo aulas de dança para crianças, jovens e adultos. Anos depois foi diretora das três unidades da Academia Jazz Walk (SP).

No grupo de danças Folclóricas Russas Troyka de São Paulo, fundado em 1982, Angelina foi convidada para ser coreógrafa e se apresentou com o grupo em diversos eventos de vários estados do país. Na década de 90, fez parte do Troyka por 3 anos. Com esse mesmo grupo em 1992, pertencendo à delegação da etnia russa, participou dançando no programa Nações Unidas da Rede SBT de televisão, apresentado pelo Gugu.

Ainda em 1992 na cidade de Campinas das Missões (RS) foi fundado o Grupo Troyka II e Angelina foi convidada a compor as primeiras coreografias do grupo. Por três anos consecutivos a coreógrafa visitou o Troyka II anualmente para compor novas coreografias e reensaiar as já montadas.

Em 1993 Angelina se mudou para Balneário Piçarras (SC). Iniciou dando aulas de ballet para crianças em escolas da cidade e na rede pública, montando coreografias para espetáculos em datas comemorativas. Montou sua própria academia com aulas de Jazz, Ballet-clássico e Hatha Yoga.

Em 1996 formou um grupo com mulheres para ensinar danças folclóricas russas, futuramente este grupo se tornou a APAB (Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff) que como coreógrafa compôs até 2019 um repertório de 19 coreografias de sua autoria e ainda hoje aos 75 anos coordena os ensaios para o grupo continuar executando esta arte e mostrando a cultura russa ao público em geral.